sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ariadne


Ariadne
As desventuras de Ariadne ou Ariadna, filha de Pasífae e de Minos, rei de Creta, começaram quando ela deu a Teseu, seu amado, o fio que lhe permitiria sair do labirinto onde vivia o Minotauro, metade touro e metade homem.
Depois de deixar Creta junto com Teseu, este, talvez obedecendo a ordens de Atena, abandonou-a à própria sorte na ilha de Naxos.
O destino posterior de Ariadne é objeto de versões divergentes. Segundo uma, ela teria se suicidado em Naxos; segundo outra, teria encontrado a morte ao dar à luz em Chipre.
A versão mais difundida é a de que Afrodite sentiu piedade pela jovem abandonada e lhe deu por esposo o deus do vinho, Dioniso. Dessa união teriam nascido dois filhos.
Outra versão do mito afirma que Ariadne morreu em conseqüência da intervenção de outra deusa, Diana, por sua vez incitada pelo próprio Dioniso.
A origem do mito de Ariadne deve ser buscada na Creta minóica e em algumas ilhas próximas, como Naxos, ou mais afastadas, como Chipre, onde era considerada deusa da vegetação.
Os habitantes de Naxos, por exemplo, costumavam homenagear Ariadne com alegres festivais e sacrifícios de caráter ritual.
Fonte: www.nomismatike.hpg.ig.com.br
Ariadne
Ariadne
Teseu e o Minotauro
Ariadne, uma bela princesa da mitologia grega filha de Minos e Pasífae, tinha uma meio irmão monstruoso, Minotauro. Minotauro, meio homem, meio touro, era filho de Pasífae com um touro branco. Este monstro vivia num labirinto no palácio de Cnossos. O labirinto era tão complexo que Daedelus, o arquiteto que o construiu, morreu ao não conseguir encontrar a saída.
Todos os anos eram entregues a Minotauro 7 rapazes e 7 raparigas de Atenas, como sacríficio.
Um dia um jovem semi Deus chamado Teseu foi a Atenas para matar o Minotauro.
Ariadne que amava Teseu, receou que este morresse no labirinto, não conseguindo encontrar a saída. Então, entregou a Teseu um fio de lã, que ficaria preso na entrada do labirinto, fazendo com que Teseu conseguisse retornar após ter cumprido a sua missão.
Teseu prometeu casar com Ariadne e, ambos partiram de barco.
Ao chegarem à ilha de Naxos, Teseu abandonou Ariadne. Esta, desesperada atirou-se ao mar, procurando a morte.
Bacchus (deus grego) segurou-a em seus braços e imediatamente se apaixonou por Ariadne, casaram-se e tiveram filhos, quandoAriadne morreu, Bacchus colocou no céu em forma de estrelas a sua coroa, como lembrança do seu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário